Na sequência do Projecto 1.0, realizada pelo grupo doisrcm, decidimos escolher uma narrativa com alguns traços em comum com o livro "1984".
A partir da ideia que mais nos agradou neste livro, a ideia de uma constante vigilância, o livro que imediatamente nos surgiu foi o "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley.
Aqui, a vigilância é encarada de uma forma diferente, é entendida mais no sentido do controlo genético.
As pessoas, que vivem num hipotético futuro, são pré-condicionadas tanto biológica como psicologicamente, a partir do momento da sua concepção, em laboratório.
Nesta sociedade, o controlo é feito através de uma espécie de lavagens cerebrais, em salas fechadas, nos chamados programas de condicionamento, sob o efeito de 62.400 repetições de imagens estáticas e em movimento e de sons, com frases de incentivo como: "Felicidade é servir os outros", "Trabalho para comprar coisas" ou "Cada um pertence a todos e todos pertencem a cada um".
Além deste controlo mental, havia ainda outro método de manter a serenidade na sociedade, através de uma droga, a Soma. Qualquer dúvida ou insegurança era dissipada pelo efeito alucinógeno desta droga.
Neste mundo idealizado pelos Alfa-Plus, os elementos do topo da hierarquia social, que dominam todos os outros (Alfa, Gamas, Deltas, Betas...), é introduzido um "selvagem", um homem criado fora dos limites desta sociedade, e que nasceu do ventre da mãe, em vez de ser manipulado em laboratório, que é considerado uma aberração nesta sociedade. Este homem possui uma alma e acredita no amor, conceitos desconhecidos pelos membros desta sociedade.
É esta introdução de um selvagem num mundo de controlo e condicionamentos que encontramos a base para o nosso projecto.
Obra literária
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário